terça-feira, 1 de maio de 2012

NÓS CATÓLICOS ADORAMOS IMAGENS?



Muitas são as acusações que nós católicos sofremos por venerarmos as imagens sagradas. Nos acusam de idolatria e dizem que estamos "traindo a fé do Deus verdadeiro". O primeiro argumento que se ouve é a seguinte passagem do livro do Êxodo:

"Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra." Ex 20,4.

Mas isso não passa de uma interpretação fundamentalista, isso é, ao pé da letra das Sagradas Escrituras, gerando uma interpretação fora do contexto em que o texto sagrado foi escrito. Vamos analisar alguns pontos:

1) Um pouco mais na frente, o próprio Deus determina a Moisés que seja feito o seguinte para ser colocado como adorno na arca:

"Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro" Ex 25,18.

Estaria Deus se contradizendo?



2) Novamente, Deus vai determinar a Moisés, pois o povo, por ter adorado ao bezerro de ouro, foram picados por serpentes e Deus disse a Moisés:

 "Então o Senhor enviou contra o povo serpentes ardentes, que morderam e mataram muitos.O povo veio a Moisés e disse-lhe: “Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes.” Moisés intercedeu pelo povo,e o Senhor disse a Moisés: 'Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo. 'Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida." Num 21, 6 - 9.

Estaria Deus se contradizendo novamente?

Além disso, basta observarmos que o versículo seguinte completa o mandamento: 

"Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam". Ex 20,5

Ou seja, a imagem não pode é roubar a adoração a Deus, se isso acontecer, estamos sim sendo idólatras, mas isso não é o nosso caso.

Nos primórdios da igreja, em torno dos séculos I e II, a igreja já construía imagens e as venerava, como podemos ver nas imagens abaixo existente nas catacumbas de Priscila, em Roma, onde os primeiros cristãos já veneravam imagens, antes mesmo de se definir o canôn bíblico, ou seja, antes de existir Bíblia, já se existia veneração de imagens.

 O Catecismo da igreja católica afirma , com relação a veneração das imagens:

"O culto da religião não se dirige às imagens em si mesmas como realidades, mas olha-as sob o seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto tal não se detém nela, mas orienta-se para a realidade de que ela é imagem"(Catecismo da Igreja Católica 2133 - 2134)

Isso quer dizer que só veneramos aquele determinado santo por que existe um Deus que o tornou santo, o que quer dizer que o santo é apenas uma ponte até o Criador.

Dessa forma, fica fácil ver que nós católicos não adoramos imagens, e mais ainda, aquele que não acredita na economia das imagens, não crê no próprio Cristo, afinal é como afirma São Paulo: "Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a criação.", o que quer dizer que quem não crê nas imagens, não crê na encarnação do próprio Jesus, pois já dizia são João Damasceno, explicando essa passagem citada acima, e ninguém melhor do que ele, que é considerado o santo das imagens:

"Antigamente Deus, que não tem nem corpo nem aparência, não podia em absoluto ser representado por uma imagem. Mas agora, que se mostrou na carne e viveu com os homens, posso fazer uma imagem daquilo que vi de Deus... Com o rosto descoberto contemplamos a glória do Senhor". 

Deus abençoe a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário