quinta-feira, 31 de maio de 2012

ÍCONE DA ANUNCIAÇÃO

Hoje iremos conhecer um dos ícones mais importantes da igreja do oriente: o ícone da anunciação do anjo a Maria.
Abaixo, encontraremos a explicação de cada parte dessa maravilha que é o ícone da anunciação, que é rico em significado e beleza.

1 - A Virgem, nos ícones, é representada jovem, e Em geral, a cabeça da Virgem está ligeiramente inclinada, para dar cumprimento ao Salmo: "Escuta filha, presta ouvidos, esquece a casa de teu pai: ao Rei lhe agrada tua beleza"(Sl 46, 11)


2 - Do alto vem um raio pousar sobre ela. Representa o Espírito, muitas vezes em forma de pomba, porém não é um raio de luz e sim de sombra: " O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra."


3 - A cor vermelha do manto virginal simboliza o sangue, o princípio do vida, beleza, juventude e amor. É a cor do Espírito Santo, a cor do fogo. É símbolo do sacrifício e do altruísmo. É um vermelho amarronzado.
4 - O manto do anjo é vermelho; de igual cor é a lã que Maria fia e representa o Cristo sendo tecido em seu seio. A cor vermelha está reservada à mais alta dignidade do mundo antigo: o imperador - que é o poder maior.
5 - O ouro simboliza a divindade, por isso traz um bracelete de ouro no braço.

6 - Sobre o manto, aparecem três estrelas: uma na frente e as outras, uma em cada ombro. Correspondem ao gesto trinitário da mão direita do anjo. Representam o sinal da santificação da Trindade, qual Mãe de Deus. Ela era virgem antes e depois do parto, a única sempre virgem no Espírito, na alma e no corpo.


7 - Maria está sentada sobre um trono e seus pés se apóiam em um pedestal, pois ela foi colocada acima da natureza angelical. Calça sapatos de cor púrpura, a mesma cor do manto do anjo e do véu que esta acima dos edifícios. Esta cor vermelha púrpura quer sublinhar seu caráter régio. Ela é a Mãe do Imperador e do Senhor do Universo.

8 - A Virgem fia a púrpura. Tece misticamente a vestidura púrpura do corpo do Salvador em seu interior, Rei Deus e Homem.

9 - Ele segura com a mão esquerda um longo bastão, símbolo da autoridade e dignidade do indivíduo, do mensageiro, do peregrino. O anjo corresponde a estas características. A mão direita se estende como que para um anúncio, sinal visível de uma palavra que passa de um individuo a outro.
10 - Seus dedos, freqüentemente, estão dispostos não como quem esta falando, mas como alguém que está abençoando; um gesto bizantino de benção, carregado de simbologia. Os três dedos abertos (indicador, médio e indicador) recordam a Trindade, e que Cristo é uma das três pessoas divinas. Os dois dedos recolhidos (polegar e anular) querem recordar que, em Cristo, subsiste duas naturezas (a humana e a divina) porém, nas representações da Anunciação, nem sempre estão visíveis, porque o mistério da Encarnação estava se dando.

11 - Ao fundo vemos edifícios sendo ligados por um véu vermelho. O véu vermelho, que as vezes cobre a Virgem e que está situado sobre os Edifícios, é uma alusão ao véu do Templo e símbolo do véu do corpo do Salvador que estava sobre ela.
12 - O Edifício que está atrás do Anjo faz referência aos templos pagãos, incluindo o de Jerusalém.

13 - O poço esta no ícone para sublinhar a disponibilidade do criado para receber a água da vida: Cristo em Maria. O poço, em culturas antigas e, em particular, a hebréia, tem atributos sagrados, pois realiza uma síntese das três ordens cósmicas: o céu, a terra e o inferno; e os três elementos: água, terra e ar. Realiza uma escala de salvação que une entre eles os três planos do criado

Nenhum comentário:

Postar um comentário