segunda-feira, 21 de maio de 2012

EXISTE REENCARNAÇÃO?



Muitas falsas doutrinas chegam a afirmar que o nosso espírito é imperfeito e que, por não ser perfeito, existe um karma que o impede de chegar ao nirvana, que é o lugar das almas perfeitas, e que para acabar com esse karma, é necessário que o nosso espírito ou alma evolua através de processos reencarnatórios até que se chegue a esse grau de perfeição pleno.
Vejamos e analisemos o que afirma a santa doutrina da Igreja com relação a isso:

Na Sagrada escritura:
Na carta aos Hebreus no capítulo 9 e verso 27, o hagiógrafo, diga-se de passagem, não é São Paulo, afirma que: ”E como é um fato que os homens devem morrer uma só vez, depois do que vem um julgamento”, o que quer dizer que existe apenas uma só morte, levando a crer que como só morre uma vez, só nasce uma vez, portanto, não existe reencarnação.
Mas vejamos o que dizem os santos padres com relação a reencarnação:

Na Sagrada Tradição:
São Gregório de Nissa afirma que a Reencarnação é uma fábula injuriosa a dignidade humana.
Santo Agostinho no seu livro a Cidade de Deus afirma que: “Quanto mais nobre é crer que as almas voltam uma só vez aos seus próprios corpos (no momento da ressurreição final) do que admitir que elas tomem tantas vezes novos corpos!”


Isso quer dizer aquilo que Santo Irineu afirma em seu livro Adversus Haeresis, que a fé da ressurreição é incompatível com a fé da reencarnação.
Por último, vejamos o que afirma a Santa Igreja como Mãe e Mestra:

No Sagrado Magistério:
O Concílio de Constantinopla exprime-se assim: “Se alguém diz ou pensa que as almas dos homens pré-existem ou no sentido em que elas eram antes espíritos e santas potestades que, afastadas da contemplação de Deus, dirigir-se-iam a um estado inferior; e que por tal motivo, a caridade de Deus se arreceferia nelas – o que as faz chamar em grego de “almas” -  e que teriam sido conduzidas a corpos para a sua expiação, que seja anátema(ou seja a maior e o pior tipo de excomunhão) ”

Resumindo...
É fácil ver que em momento algum a igreja foi ou é a favor de algum tipo de reencarnação, de forma que nenhum texto bíblico leva a crer-se nisso, o que se torna mais fácil ser um erro de interpretação de quem lê. Dessa forma, quem é católico, não pode crer em reencarnação, e mais, deve lutar contra isso e pregar a verdadeira fé, que é a da ressurreição:
Rezemos pelos Hereges:
Ó Virgem poderosa, única que destes o golpe mortal a todas as heresias em todo o mundo, dignai-Vos de libertar o universo Cristão dos laços do demônio. Volvei os vossos olhos misericordiosos às almas seduzidas pela astúcia de Satanás, para que, rejeitando o veneno das heresias, os corações transviados se arrependam e voltem a unidade da verdade católica, mediante a vossa poderosa intercessão junto a Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina com Deus Pai em união do Espírito Santo por todos os séculos dos séculos. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário