quarta-feira, 16 de maio de 2012

ÍCONE DA RESSURREIÇÃO



O ícone da Ressurreição de Cristo, é a representação gráfica deste grande mistério: a descida do Senhor à mansão dos mortos para libertar as almas dos justos, segundo narra São Pedro em I Pd 3, 18-20: “18.Com efeito, também Cristo morreu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, a fim de vos conduzir a Deus. Morto na carne, foi vivificado no espírito,19.no qual foi também pregar aos espíritos em prisão,20.a saber, aos que foram incrédulos outrora, nos dias de Noé, quando Deus, em sua longanimidade, contemporizava com eles, enquanto Noé construía a arca, na qual poucas pessoas, isto é, oito, foram salvas por meio da água.”

Ou seja, Jesus veio trazer a salvação também para aqueles que pertenciam ao antigo testamento, mostrando o grande poderio salvífico de Jesus. Agora vejamos o significado desta grande riqueza:

1- Aos pés de Cristo aparecem desencaixadas as portas da mansão dos mortos

2- No primeiro plano, respectivamente à sua direita e à sua esquerda, estão Adão e Eva, vestida de encarnado como símbolo de toda a humanidade, ela que é a mãe de todos os viventes

3- Atrás dos primeiros pais aparecem os justos. Alguns são facilmente identificáveis pela forma como são representados. Com efeito, junto de Adão e na primeira fila são identificáveis o rei Davi e seu filho Salomão.

4- Na segunda fila são igualmente reconhecíveis João Batista e Daniel. Atrás de Eva estão Moisés , com as tábuas da lei nas mãos, Jonas e outros profetas, que habitam o Hades(Mansão dos Mortos).

5- Aos pés de Cristo Glorioso se abre o Hades como uma furna negra.

6- Ao fundo elevam-se algumas montanhas, que além de significar a profundidade dos infernos, simboliza a solidez dos fundamentos de nossa fé. Perceba que a montanha da direita se inclina para a montanha da esquerda, pretendendo evocar simbolicamente a Cristo como a segunda pessoa da Santíssima Trindade.

7- Na imagem de Jesus Cristo, suas vestes são brancas, o branco é o símbolo da revelação, da transfiguração deslumbrante. Se remetem a mesma brancura das vestes de Jesus em sua transfiguração no monte Tabor, diante de Pedro, Tiago e João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário