quarta-feira, 18 de junho de 2014

VIAS PARA SE BEM VIVER A CASTIDADE

Sabemos que a castidade é uma virtude, e como toda virtude, para se consegui-la precisa-se de um esforço, de uma luta contra a vida de vício, pois o vício é mais atrativo e mais sedutor que a virtude.
Para a castidade não é diferente, pelo contrário, o combate é ainda mais difícil e laboroso. Para isso, estaremos indicando caminhos dados pelos moralistas, pelos santos e pela própria ciência para se chegar a tamanha virtude.

VIAS ESPIRITUAIS

1 – A frequência da oração e dos sacramentos. Como indicou Nosso Senhor, “Estes tipos de demônio só podem ser expulsos com jejum e oração”. Certas tentações só são superadas com o auxílio da oração e da mortificação. Portanto, o jejum frequente, a confissão e a eucaristia frequentes e a oração diária nos ajudarão a chegar a essa graça da castidade.

2 – Fuga das ocasiões de pecado. Certas situações são ocasiões que podem levar a pessoa a pecar, apesar de que isso varia para cada pessoa. Portanto, se certa situação é pra determinada pessoa ocasião de pecado que se afaste dela. Dentre as diversas existentes, podemos citar o ócio, a melancolia, leituras e imagens que incitam a fantasia e a paixão, certas amizades sugestivas, más companhias e etc.

VIAS MORAIS

1 – Amor pelo pudor, pela honra e pela virtude. Se alguém deseja algo, deve sempre amar isso que deseja possuir. Dessa maneira, deve-se admirar mulheres e homens que se vistam com pudor, e ao mesmo tempo repudiar o sexismo e essa sexualidade desenfreada ensinada pelo mundo. Não se pode admirar a beleza de quem se veste de maneira indecente ou modesta, pois dessa maneira estaremos admirando a imodéstia e a falta e pudor também

VIAS PSICO-BIOLÓGICAS

1 – A prática esportiva. A prática esportiva auxilia o homem no controle de sua sexualidade, pois a mesma libera hormônios, estes que em grande parte são os mesmos da relação sexual, fazendo com que dessa forma, o corpo esteja equilibrado e sem hormônios em excesso, permitindo ao cristão uma tranquilidade biológica maior com relação aos seus instintos


2 – Alimentação e sono regulados. Um desequilíbrio nunca vem só, da mesma forma que tendo equilíbrio e disciplina em diversas áreas do nosso ser, a castidade “será arrastada” junto, pois a castidade é a disciplina sobre nossos impulsos e instintos sexuais. Dessa maneira, treinando a disciplina, a castidade acabará por se tornar consequência. 

Um comentário:

  1. Nossa,os textos desse blog sempre sao curtos mas diretos.Ja entrou na minha lista de leitura de blogs.

    ResponderExcluir