terça-feira, 22 de abril de 2014

FORA DA IGREJA NÃO HÁ SALVAÇÃO


Muitas pessoas da atualidade, até mesmo católicos, tem desconsiderado essa doutrina ensinada desde os primeiros séculos, chegando até a ignorar o fato da mesma ser um dogma de fé, achando que isso seria coisa do passado ou coisa de bitolado. Mostraremos através dessa postagem que é dever do católico professar essa verdade de fé, pois duvidar da mesma torna a referida pessoa passível de excomunhão.

NA SAGRADA ESCRITURA

Temos em Atos dos Apóstolos que: "e não há salvação em nenhum outro. Porque sob o céu, nenhum outro nome (Cristo) foi dado aos homens, pelo qual nós devamos ser salvos" At 4,12

E temos também na Carta de São Paulo aos Colossenses que: “Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência” Col 1, 17 - 18

Portanto, a única conclusão que podemos tirar de tudo isso é que só se tem salvação por meio de Cristo, Cristo esse cujo corpo é a sua Igreja Una e Santa. Dessa forma, o único meio de salvação da humanidade é por meio da Igreja de Nosso Senhor.

NA SAGRADA TRADIÇÃO

Muitos são os ensinamentos dos santos e de muitos papas acerca desse dogma, selecionamos aqui apenas algumas citações:


“Fora da Igreja é possível tudo, exceto a salvação. É possível ter honras, é possível ter sacramentos, é possível cantar aleluias, é possível responder amém, é possível possuir o Evangelho, é possível ter fé no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, é possível pregar; mas em nenhum lugar senão na Igreja Católica, é possível encontrar a salvação”. Santo Agostinho

Papa Bonifácio VIII (1294-1303): "Por apego da fé, estamos obrigados a crer e manter que há uma só e Santa Igreja Católica e a mesma apostólica e nós firmemente cremos e simplemente a confessamos e fora dela não há salvação nem perdão dos pecados (...) Romano Pontífice, o declaramos, o decidimos, definimos e pronunciamos como de toda necessidade de salvação para toda criatura humana.

Papa Bonifácio VIII (1294-1303): "Por apego da fé, estamos obrigados a crer e manter que há uma só e Santa Igreja Católica e a mesma apostólica e nós firmemente cremos e simplemente a confessamos e fora dela não há salvação nem perdão dos pecados (...) Romano Pontífice, o declaramos, o decidimos, definimos e pronunciamos como de toda necessidade de salvação para toda criatura humana.

Papa Benedito IV (1740-1758): "Esta fé da Igreja Católica, fora da qual ninguém pode se salvar...".

Credo de Santo Atanásio (séc. IV), oficial da Igreja Católica: " Todo aquele queira se salvar, antes de tudo é preciso que mantenha a fé católica; e aquele que não a guardar íntegra e inviolada, sem dúvida perecerá para sempre (...) está é a fé católica e aquele que não crer fiel e firmemente, não poderá se salvar".

NO SAGRADO MAGISTÉRIO


Assim como os santos e os papas, os documentos da Igreja e seus concílios tem resguardado essa verdade de fé durante os séculos:

IV Concílio de Latrão(1215), infalível, Canon I: "...Há apenas uma Igreja universal dos fiéis, fora da qual absolutamente ninguém é salvo...". Canon III: "Nós excomungamos e anatematizamos toda heresia erguida contra a santa, ortodoxa e Católica fé sobre a qual nós, acima, explanamos...".

Concílio de Florença (1438-1445): "Firmemente crê, professa e predica que ninguém que não esteja dentro da Igreja Católica, não somente os pagãos, mas também, judeus, os hereges e os cismáticos, não poderão participar da vida eterna e irão para o fogo eterno que está preparado para o diabo e seus anjos, a não ser que antes de sua morte se unirem a Ela(...).

E finalizando, "Catecismo da Doutrina Cristã", mais conhecido por Catecismo Maior de São Pio X

149- Que é a Igreja Católica?
A Igreja Católica é a sociedade ou reunião de todas as pessoas batizadas que, vivendo na terra, professam a mesma fé e a mesma lei de Cristo, participam dos mesmos sacramentos, e obedecem aos legítimos Pastores, principalmente ao Romano Pontífice.

153- Então não pertencem à Igreja de Jesus Cristo as sociedades de pessoas batizadas que não reconhecem o Romano Pontífice por seu chefe?
Todos os que não reconhecem o Romano Pontífice por seu chefe , não pertencem à Igreja de Jesus Cristo.

156- Não poderia haver mais de uma Igreja?
Não pode haver mais de uma Igreja, porque, assim com há um só Deus, uma só fé e um só Batismo, assim também não há nem pode haver senão uma só Igreja verdadeira.

168- Pode alguém salvar-se fora da Igreja Católica, Apostólica, Romana?
Não. Fora da Igreja Católica, Apostólica, Romana, ninguém pode salvar-se, como ninguém pôde salvar-se do dilúvio fora da arca de Noé, que era figura desta Igreja.

Muitos são os católicos que ignoram totalmente esse magistério infalível, achando ser coisa do passado ou de bitolado, mas aí lança-se a pergunta:

5 comentários:

  1. Devemos sim professar nossa fé mais, com amor, não julgando o irmão ou apontando seus erros sem zelo , assim acabaremos afastando as pessoas da igreja pois vai soar como uma imposição dura acabaremos caindo no erro dos Fariseus, Jesus nos mostra que é através do amor, o amor é mais forte, é com esse amor que mudaremos o mundo, sem o amor essas palavras se tornam vazias, frias, sem sentido, o amor é o sentido é oque Jesus nós deixou de mais precioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus apontou os erros dos fariseus, apontar os erros é uma caridade para que os que erram possam se corrigir e não perecer eternamente.

      Excluir
  2. Estamos falando de doutrina. Doutrina é pra quem já conhece o amor de Deus. os fariseus erravam por que não viviam a fé, assim como você agora faz. Não estou julgando ninguém, pois apenas quem falou no post foram papas e concílios. Não me referi a ninguém específico, falei da doutrina de uma forma geral. E sim é com amor e o amor é submissão a Deus e a doutrina da sua Igreja. Se não for assim, não passa de sentimentalismo barato, um amor ineficaz para a salvação. E não, o que Jesus nos deixou de mais precioso foi sua Igreja, pois é pro meio dela que seremos salvos.

    Salve Maria!

    ResponderExcluir
  3. Amados, amor não é sentimento e sim decisão e repito "apontando seus erros sem zelo", que devemos mostrar ao irmão oque esta errado devemos mais com zelo carinho, isso que os Santos Padres nós mostram em suas vidas. O amor é a marca do Cristão. Nossos irmãos que não conhecem a doutrina precisão conhece-la sim, Padre Léo dizia "A formação é os tijolinhos que mandamos à Deus para construir nossa casa no céu".

    ResponderExcluir
  4. Amor é decisão, onde você leu isso? No catecismo é que não foi. Amor é uma virtude, ou seja, uma prática diária e isso implica submissão as leis da Igreja. Já disse que essa página não é pra quem não é católico. Esta página são para aqueles que já são e querem conhecer a fé da Igreja. Se a pessoa não é católica, que vá plantar batatas na fé falsa que ela tem. Você realmente conhece a pregação dos Santos Padres ou só conhece padre Léo mesmo, que diga-se de passagem não passava a mão na cabeça de ninguém? A marca do Cristão é a fidelidade a Deus até o martírio se necessário e não querer agradar aos homens do que a Deus. Mas pra isso precisam se converter primeiro. Aqui é catequese PRA CATÓLICOS, quem não é, vá ler outra coisa.

    Salve Maria!

    ResponderExcluir