terça-feira, 23 de abril de 2013

POR QUE A IGREJA CATÓLICA BATIZA CRIANÇAS?


Nesta postagem, nos prenderemos a explicar os motivos pelos quais a Igreja Católica batiza crianças e não adultos, como se apresentam em algumas passagens do Evangelho. Muitos protestantes argumentam que o fato de batizar uma pessoa quando a mesma ainda é uma criança não é válido, argumentando que nas Sagradas Escrituras, Jesus e outros judeus foram batizados por João Batista, quando já possuíam seus trinta anos de idade ou afirmando que é necessário um despertar de consciência do catecúmeno para poder receber o "sacramento" (está entre aspas pois os protestantes não reconhecem o batismo como um sacramento, apesar de ser).

Então nos surge essa pergunta: Se tudo isso é verdade, por que a Igreja Católica batiza crianças? Estão os protestantes corretos e os católicos errados?

NAS SAGRADAS ESCRITURAS

Nos atos dos apóstolos temos algumas passagens que nos falam do batismo de crianças realizados pelos primeiros bispos da Igreja: os apóstolos. Em At 16,14 - 15 diz

"14. Uma mulher, chamada Lídia, da cidade dos tiatirenos, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava. O Senhor abriu-lhe o coração, para atender às coisas que Paulo dizia.

15. Foi batizada juntamente com a sua família e fez-nos este pedido: Se julgais que tenho fé no Senhor, entrai em minha casa e ficai comigo. E obrigou-nos a isso."

Mais a frente, vemos outra passagem referente ao batismo de uma família completa, em At 16,33:


"33. Então, naquela mesma hora da noite, ele cuidou deles e lavou-lhes as chagas. Imediatamente foi batizado, ele e toda a sua família."

São paulo em sua carta aos coríntios também menciona o batismo de toda a família de Estéfanas, em " 1Cor 1,16:

"16. Batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro."

Então vemos com essas passagens que desde os tempos apostólicos, sempre se buscou o batismo de famílias inteiras, desde velhos até crianças.

NA SAGRADA TRADIÇÃO
Vejamos também o que dizem os santos padres ou pessoas defensoras do cristianismo do decorrer da história eclesiástica, como Orígenes, por exemplo:

“A Igreja recebeu dos Apóstolos a tradição do batismo dado mesmo para crianças. Os apóstolos, aos quais foram confiados os ensinamentos dos Evangelho de Cristo, sabiam que existe em todos nós as manchas do pecado inato, que é lavada pela água e pelo Espírito “(Orígenes, 248 dC – Comentários sobre Romanos 5:9).

Santo Irineu de Lião, em sua mais importante obra, o Contra as Heresias, explica a abrangência universal da salvação de Jesus, na qual entra também o batismo:

"Ele (Jesus) veio para salvar a todos através dele mesmo, isto é, a todos que através dele são renascidos em Deus: bebês, crianças, jovens e adultos. Portanto, ele passa através de toda idade, torna-se um bebê para um bebê, santificando os bebês; uma criança para as crianças, santificando-as nessa idade...(e assim por diante); ele pode ser o mestre perfeito em todas as coisas, perfeito não somente manifestando a verdade, perfeito também com respeito a cada idade" (Santo Irineu, ano 189 - Contra Heresias II,22,4).

Batismo de uma criança
na Igreja primitiva

Santo Hipólito vem também corroborar o que os textos anteriores afirmam:

"Onde não há escassez de água, a água corrente deve passar pela fonte batismal ou ser derramada por cima; mas se a água é escassa, seja em situação constante, seja em determinadas ocasiões, então se use qualquer água disponível. Dispa-se-lhes de suas roupas, batize-se primeiro as crianças, e se elas podem falar, deixe-as falar. Se não, que seus pais ou outros parentes falem por elas" (Hipólito, ano 215 - Tradição Apostólica 21,16).

NO SAGRADO MAGISTÉRIO

O Catecismo da Igreja Católica também vem falar e explicar o batismo das crianças de maneira mais detalhada:

"§ 1250 Por nascerem com uma natureza humana decaída e manchada pelo pecado original, também as crianças precisam do novo nascimento no Batismo, a fim de serem libertadas do poder das trevas e serem transferidas para o domínio da liberdade dos filhos de Deus, para a qual todos os homens são chamados. A gratuidade pura da graça da salvação é particularmente manifesta no Batismo das crianças. A Igreja e os pais privariam então a criança da graça inestimável de tomar-se filho de Deus se não lhe conferissem o Batismo pouco depois do nascimento."

"§ 1252 A prática de batizar as crianças é uma tradição imemorial da Igreja. É atestada explicitamente desde o século II. Mas é bem possível que desde o início da pregação apostólica, quando "casas" inteiras receberam o Batismo, também se tenha batizado as crianças."


"§ 403 Na linha de São Paulo, a Igreja sempre ensinou que a imensa miséria que oprime os homens e sua inclinação para o mal e para a morte são incompreensíveis, a não ser referindo-se ao pecado de Adão e sem o fato de que este nos transmitiu um pecado que por nascença nos afeta a todos e é "morte da alma". Em razão desta certeza de fé, a Igreja ministra o batismo para a remissão dos pecados mesmo às crianças que não cometeram pecado pessoal."

Então é visível que a Igreja Católica age corretamente, batizando crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário