quinta-feira, 6 de março de 2014

JEJUM E ABSTINÊNCIA NA QUARESMA


Estreando a página sobre moral católica, esclareceremos sobre um assunto que tem gerado muitas dúvidas entre os católicos, principalmente nesse tempo, que é sobre as formas de jejum e abstinência. Muitos dos católicos não sabem ou pouco sabem como praticar a abstinência e o jejum, muitas vezes misturam uma coisa com a outra, estas que são diferentes entre si.

O Código de Direito Canônico nos seus artigos 1249 a 1253 prescrevem que todos os fiéis ESTÃO OBRIGADOS POR LEI DIVINA A PRÁTICA DA PENITÊNCIA, cada um segundo seus costumes. Mas para que todos estejam unidos mediante certa observância comum da penitência, são prescritos dias penitenciais e formas de penitência únicas nesses dias, estas que são:

Os dias penitenciais são todas as sextas feiras do ano, com exceção das solenidades, e no período da quaresma. Nestes dias deve ser observada a abstinência de carne ou de outro alimento determinado pela Conferência dos Bispos. Deve ser observada também a abstinência e o jejum nas quarta feira de cinzas e na sexta feira da paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nos demais dias da quaresma a abstinência é obrigatória, com exceção da refeição principal e dos domingos e o jejum é facultativo

A abstinência é obrigatória para os maiores de 14 anos de idade e o jejum todos os acima de 18 anos e abaixo de sessenta anos. Estão dispensados da abstinência grávidas que necessitem de maior nutrição e doentes que, por conselho médico, precisam comer carne, bem como os pobres que recebem carne por esmola. Estão dispensados do jejum grávidas e doentes , bem como aqueles que desenvolvem árduo trabalho braçal ou intelectual no dia do jejum.

Lembrando que a abstinência consiste em deixar de comer carnes de animais de sangue quente (bovina, ovina, aviária, bubalina etc), bem como seus caldo de carne. Permite-se o uso de ovos, laticínios e gordura. Já o jejum consiste em fazer apenas uma refeição completa durante o dia e, caso haja necessidade, tomar duas outras pequenas refeições que não sejam iguais em quantidade à habitual ou completa. Não fazer as refeições habituais, nem outros petiscos durante o dia (embora, pela tradição, se possa beber algo sem açúcar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário