quarta-feira, 18 de julho de 2012

MISSA NOVA - CARACTERÍSTICAS


O site Santa Missa explica toda a estrutura da missa nova, que se comparada com a Missa Tridentina tem muitas diferenças, como por exemplo, a presença da liturgia da palavra, as características da oração eucarística, é celebrada em língua vernácula, voltada para o povo, dando a característica de banquete, dentre outras.
Primeira parte
"A primeira parte da Missa, os Ritos Iniciais, marca a chegada e a reunião de todos os convidados em torno da mesa.". O sacerdote entra no presbitério, faz a reverência ao altar e o beija, depois acolhe a assembléia com o "Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo".Ainda nesse momento se realiza o ato penitencial, no qual se pede perdão pelos pecados veniais e em celebrações solenes se canta o hino de Louvor no qual se louva "ao Rei celeste os que foram libertados". Depois se segue a oração do dia.
Segunda parte
"Segue-se uma animada conversa entre amigos que se encontram: é a segunda parte, a Liturgia da Palavra, o alimento espiritual, a palavra de Deus - a Boa Nova que Jesus sempre pregava.". Liturgia essa que é realizada através de uma leitura e um salmo responsorial, seguido do Evangelho do dia e da homilia sacerdotal. Em celebrações solenes e dominicais, se tem uma segunda leitura. Depois desse momento, há a profissão de fé, através do Credo e a oração da assembléia com as preces, estes que são facultativos nas celebrações semanais.
Terceira Parte
"A terceira parte é o momento central de toda ceia - todos vão alimentar-se. É a Liturgia Eucarística, o coração da Missa. Ela revive o mistério pascal de Cristo, isto é, Sua morte e ressurreição."Inicialmente tem-se o ofertório no qual são ofertados os dons, o pão e o vinho para serem consagrados. Neste momento se reza a oração eucarística na qual é feita a consagração do pão e do vinho que se tornarão Corpo e Sangue de Cristo.
Quarta parte
"Encerrando a Ceia, a bênção e a despedida dos Ritos Finais têm o mesmo sentido da bênção dada por Jesus a seus discípulos após Sua ressurreição: nesse momento Jesus os enviava para apregoar pelo mundo a palavra de Deus.". Nesse momento se reza a oração de pós-comunhão e é dada a bênção final, encerrando-se a celebração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário