terça-feira, 17 de julho de 2012

ÍCONE DA TRANSFIGURAÇÃO


Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu ao monte Tabor com eles, conforme conta a Tradição e segundo narram as sagradas Escrituras:

"1....Jesus tomou Pedro, Tiago e seu irmão João, e os levou para um lugar à parte, sobre uma alta montanha.
2.E ali foi transfigurado diante deles. O seu rosto resplandeceu como o sol e as suas vestes tornaram-se alvas como a luz.
3.E eis que lhes apareceram Moisés e Elias conversando com ele.
4.Então Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: "Senhor, é bom estarmos aqui.
5.Ainda falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra e uma voz, que saía da nuvem, disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo, ouvi-o!"
6.Se queres, levantarei aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias".Os discípulos, ouvindo a voz, muito assustados, caíram com o rosto no chão.
7.Jesus chegou perto deles e, tocando-os, disse: "Levantai-vos e não tenhais medo".
8.Erguendo os olhos, não viram ninguém: Jesus estava sozinho."

Esse fato narrado por Mateus nos remete ao ícone visto acima: o ícone da Transfiguração do Senhor. Nos explica São João Crisóstomo por que subiram somente os três: "Pedro, porque amava a Jesus mais do que os outros, João porque era amado por Jesus mais do que os outros, e Tiago porque se unira na resposta do irmão: “Sim, podemos beber do teu cálice”"

Aparecem Moisés, representando a Lei, e Elias, representando os profetas, e conversam com Jesus, indicando que a primeira aliança(Antigo Testamento), aponta para a última(Novo Testamento). O pedido de Pedro para construir três tendas pode ser compreendido de uma forma mais profunda a partir da promessa de Deus de que armaria sua tenda no meio do seu povo nos tempos messiânicos. Assim, Pedro, que já tinha reconhecido Jesus como o Cristo, intui que os tempos messiânicos tinham chegado (cf. livro “Jesus de Nazaré” 1ª parte – Bento XVI).

De acordo com a Teologia Ortodoxa (que pessoalmente falando, é a mais considerável), a luz da Transfiguração é a "energia" divina, isto é, o resplandecer de Deus: o mesmo Deus que é inacessível aos homens, se torna participável da humanidade por uma loucura de amor.

De jesus saem também dois tipos de raios centremos-nos neles: primeiro, o raio circular verde: é o circulo da verdade, que ilumina o intelecto humano revelando-o a verdade. O segundo tipo de raio são representados pelos três raios de cor avermelhada que descem em direção aos discípulos. Esses raios têm a cor do coração humano, e infundem o amor divino no coração dos discípulos.

O esplendor divino é tal que joga os apóstolos ao chão.

Os apóstolos do tabor são considerados "os escolhidos dos escolhidos"

Tiago ele é o discípulo que está no centro e usa um manto vermelho que simboliza a glória do martírio. Ele foi o primeiro dos doze a ser martirizado, no ano 42 d.C.

Pedro está a direita de Tiago, que tem o braço estendido como quem fala, porque é ele que diz: “é bom, Senhor, estarmos aqui, façamos três tendas; uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.” Ele também tem um manto vermelho, que simboliza o martírio. Segundo a tradição, ele foi martirizado no ano 64 d.C., em Roma.

João é o único que não tem o manto vermelho. Foi o único entre os doze que não sofreu o martírio. Sua posição no ícone é peculiar, porque está olhando para Jesus transfigurado. É uma atitude profundamente contemplativa. Na representação dos animais do apocalipse – que estão ao redor do trono de Deus (Ap 4, 6-11) e que, ao longo do tempo, foram identificados como os evangelistas – João é a águia. Para os antigos, a águia era o único animal que podia olhar o sol diretamente. Assim, João foi reconhecido como o grande místico, que podia olhar diretamente para Jesus transfigurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário