quarta-feira, 10 de julho de 2013

SE VESTIR BEM, MAS DE MANEIRA MODESTA


Uma das grandes faltas que os católicos não tem atentado é para com a modéstia, esta que é e foi tão ensinada pelos grandes santos da Igreja. Mas em que consiste a modéstia?

Modéstia significa humildade, pobreza. Mas isso não significa dizer que devemos andar os farrapos. A pobreza na qual estamos querendo nos remeter aqui é a relativa ao "chamar atenção". O vestir-se modestamente segundo os padrões cristão devem seguir essa regra de ouro dada pelo papa Pio XII: "A moda não pode fornecer ocasião próxima de pecado".

Não é problema algum andar se vestindo na moda ou com roupas bonitas, mas o grande problema é se essa roupa que irei vestir é ocasião de pecado para mim ou para os outros. Ou seja, nada de vestir roupas que despertem a sensualidade nas outras pessoas, expondo partes sensuais ou até íntimas de nosso corpo.

Santo Agostinho diz: "Do olhar nasce o pensamento, e do pensamento a concupiscência". É por essa razão que devemos tomar todo o cuidado com o que vestimos, pois temos o poder de despertar nas outras pessoas a faculdade da fantasia e dela a tendência para o pecado.


Sabemos hoje com o avanço da psicologia que muitas das imagens que vemos no dia a dia ficam guardadas em nosso subconsciente e que elas vêm à tona através de um forte estímulo mental. Isso apenas corrobora o que a Igreja tem ensinado a dois mil anos: que muitos pecados entram em nossas almas pelos olhos.

"Se Eva não tivesse olhado para o fruto proibido, não teria pecado; ela, porém, achou gosto em contemplá-lo, parecendo-lhe bom e belo; apanhou-o então, e fez-se culpada da desobediência. Aqui vemos como o demônio nos tenta primeiramente a olhar, depois a desejar e, finalmente, a consentir.". Portanto todo cuidado é pouco para com o despertar do desejo sexual do outro, pois são pecados que podem se configurar como graves diante de Deus.

Pois é como nos ensinava o grande doutor São Gregório Magno: "Quem contempla objeto perigoso começa a querer o que antes não queria". Então, tomai todo o cuidado para com a modéstia,  principalmente deve se analisar isso várias vezes e com todo o cuidado principalmente quando se vai para a santa Missa.


Mas não é por essa razão que vamos nos vestir totalmente cobertos dos pés a cabeça, parecendo que somos mulheres que moram no oriente médio. Para se resolver esse impasse, basta-se usar a grande regra de ouro do bom senso. O bom senso de sempre que for se vestir, analisar se partes do seu corpo que podem despertar a sensualidade do outro estão exposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário