domingo, 27 de janeiro de 2013

"FICAR" É PECADO OU NÃO?


Estaremos debatendo hoje mais um tema do Pastoralis: afinal ficar é pecado ou não? A sociedade moderna vive um momento em que o relativismo tomou de conta da sociedade e da cultura atual. "Tudo é permitido, tudo pode e tudo vale, o importante é ser feliz!!", frase essa e semelhantes já foi ouvida por mim com origem em diversas pessoas. Mas será que isso vale pra o católico? Uma das coisas que surgiu com a modernidade foi o "ficar". Será que pode, ou será que é improprio para o católico essa prática?

Primeiro, é necessário definirmos o que é ficar. Depois de pesquisar em vários sites de adolescentes na internet, não consegui chegar a uma conclusão específica, mas obtive algumas características. Digamos que é um relacionamento sem relacionamentos, ou seja, a pessoa estabelece um relacionamento temporário, ou seja, pode terminar a qualquer momento, com a pessoa segundo eles "pra ver se pode rolar um relacionamento sério", mas a pessoa ainda pode ficar com  outra se ela quiser. Não existe uma fidelidade e um processo de conhecimento da vida do outro.

A maioria dos jovens define o ficar como sendo propriamente um relacionamento sem compromisso e sem fidelidade. Por ser dessa forma se torna algo contraditório, pois pense bem: Como eu posso fazer esse tipo de coisa pra testar de dará certo um namoro e ao mesmo tempo eu tenho permissão pra ficar com outra pessoa?

Além disso, abrindo aqui um parênteses, existe um ficar ainda pior, este é muito mais frequente em baladas e micaretas, onde a mesma pessoa fica várias pessoas durante o evento. Esse é altamente impróprio, não se tem nem o que se pensar sobre isso. neste caso não há o que se debater. É lógico que em grau muito menor, mas se assemelha aos bacanais romanos, onde uma mesma pessoa fornicava com várias na mesma noite, lembrando que isso é uma analogia, mas em grau menor, pois no caso nosso, não estamos envolvendo o sexo.

Mas retornando ao caso anterior, o ficar, em sua natureza, não é uma coisa boa, apesar de que pode sair um fruto bom, que é um namoro. Se for um caso de fica em que ambos os relacionados busquem um relacionamento sério e se isso se edificar, se colheu um fruto bom, apesar de não ter sido de uma maneira tão boa assim.

Porém, como foi citado acima, os jovens veem isso como algo sem compromisso e sem fidelidade, portanto a tendência natural é que, caso um dos "ficantes" não queira algo sério e esteja enganando o outro, só teremos dois frutos possíveis depois disso: Aquele que enganou o outro saiu com o fardo de dois pecados, o da mentira e por ter ofendido a castidade, e aquele que queria algo sério e foi enganado saiu com seus afetos feridos.

Portanto, a conclusão que chegamos é a seguinte: VOCÊ ATÉ PODE FICAR COM ALGUÉM, contanto que possa se colher o bom fruto do namoro, MAS ISSO NÃO É REGRA GERAL, ESSE CASO É UMA EXCEÇÃO. A REGRA GERAL É QUE VOCÊ SAIA FERIDO OU COM DOIS PECADOS COMO FARDO PRA CONTAR NA PRÓXIMA CONFISSÃO. PORTANTO É BOM QUE SE EVITE, apesar de ser possível sair um bom fruto de um fica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário