domingo, 30 de dezembro de 2012

É LÍCITO A PRÁTICA HOMOSSEXUAL?


A priori não existe casamento homossexual. Segundo a doutrina Católica, é impossível ser católico e praticar ou defender essa idéia. Vejamos o que diz a santa Igreja de acordo com os seus três pilares. Lembremos que o que condenaremos aqui são idéias e não pessoas, afinal só a Deus cabe o juízo das pessoas.

Ou seja, não condenaremos os homossexuais, afinal não se sabe ainda, cientificamente falando, de onde surgiu essa tendência, o que condenaremos, e é isso que a Igreja condena, são as práticas homossexuais.

NAS SAGRADAS ESCRITURAS

1 -  "Não te deitarás com um homem, como se fosse mulher: isso é uma abominação". (Lv 18,22)

2 - "Se um homem dormir com outro homem, como se fosse mulher, ambos cometerão uma coisa abominável. Serão punidos de morte e levarão a sua culpa". (Lv 20,13)

3 - "A mulher não se vestirá de homem, nem o homem se vestirá de mulher: aquele que o fizer será abominável diante do Senhor, seu Deus". (Dt 22,5)

4 - "Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus". (I Cor 6,9-10)

É claramente visível que as Sagradas Escrituras estão em total desacordo com as PRÁTICAS homossexuais. E percebamos que o que a Sagrada Escritura menciona são práticas, e não tendências psicológicas ou seja lá de que tipo elas sejam.

NO SAGRADO MAGISTÉRIO

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, temos que:

"2357.A homossexualidade designa as relações entre homens e mulheres que sentem atração sexual, exclusiva ou predominante, por pessoas do mesmo sexo. A homossexualidade se reveste de formas muito variáveis ao longo dos séculos e das culturas. Sua gênese psíquica continua amplamente inexplicada. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves, a tradição sempre declarou que "os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados". São contrários à lei natural. Fecham o ato sexual ao dom da vida. Não procedem de uma complementaridade afetiva e sexual verdadeira. Em caso algum podem ser aprovados.
2358.Um número não negligenciável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente enraizadas. Esta inclinação objetivamente desordenada constitui, para a maioria, uma provação. Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á para com eles todo sinal de discriminação injusta. Estas pessoas são chamadas a realizar a vontade de Deus em sua vida e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar por causa de sua condição."

Vejamos também o que diz a declaração Persona Humana do ano de 1975 da congregação para a doutrina da fé:

"8 - Nos nossos dias, em contradição com o ensino constante do Magistério e com o sentir moral do povo cristão, há alguns que, fundando-se em observações de ordem psicológica, chegam a julgar com indulgência, e até mesmo a desculpar completamente, as relações homossexuais em determinadas pessoas.

Eles fazem uma distinção – ao que parece não sem fundamento – entre os homossexuais cuja tendência provém de uma educação falseada, de uma falta de evolução sexual normal, de um hábito contraído, de maus exemplos ou de outras causas análogas: tratar-se-ia de uma tendência que é transitória, ou pelo menos não-incurável; e aqueles outros homossexuais que são tais definitivamente, por força de uma espécie de instinto inato ou de uma constituição patológica considerada incurável.

Ora, quanto a esta segunda categoria de sujeitos, alguns concluem que a sua tendência é de tal maneira natural que deve ser considerada como justificante, para eles, das relações homossexuais numa sincera comunhão de vida e de amor análoga ao matrimônio, na medida em que eles se sintam incapazes de suportar uma vida solitária.

Certamente, na atividade pastoral estes homossexuais assim hão-de ser acolhidos com compreensão e apoiados na esperança de superar as próprias dificuldades pessoais e a sua inadaptação social. A sua culpabilidade há-de ser julgada com prudência. No entanto, nenhum método pastoral pode ser empregado que, pelo facto de esses atos serem julgados conformes com a condição de tais pessoas, lhes venha a conceder uma justificação moral. Segundo a ordem moral objectiva, as relações homossexuais são atos destituídos da sua regra essencial e indispensável. Elas são condenadas na Sagrada Escritura como graves depravações e apresentadas aí também como uma consequência triste de uma rejeição de Deus. Este juízo exarado na Escritura Sagrada não permite, porém, concluir que todos aqueles que sofrem de tal anomalia são por isso pessoalmente responsáveis; mas atesta que os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados e que eles não podem, em hipótese nenhuma, receber qualquer aprovação."

Esse documento foi publicado com a aprovação do Papa Paulo VI, ou seja, é voz do magistério, deve ser obedecida por todos os católicos. Eles mostram que o homossexualismo é uma prática desordenada, pois fecha a relação sexual para o dom da vida que é a sua causa final, ou seja, sua finalidade. 

Qualquer prática sexual que se fechar a essa finalidade é de caráter pecaminoso. Mas a Igreja não os exclui, pelo contrário, os acolhe e os convida a viver a castidade.

NA SAGRADA TRADIÇÃO

Santo Irineu de Lyon:
“Além dessa blasfêmia contra Deus, ele [Marcion], falando com a boca do diabo, disse em direta oposição com a Verdade, que ele e aqueles que são como ele, os sodomitas, os egípcios, todas as nações que praticaram todos os tipos de abominação, foram salvos pelo Senhor.”

São João Crisóstomo:
“Mas se tu aprendeste e ouviste falar do Inferno e acreditas que não é fogo, lembra-te de Sodoma. Pois vimos, e com certeza continuamos a ver até mesmo na vida presente, uma aparência do Inferno. Quando muitos negam totalmente as coisas que virão depois desta vida, negam ouvir falar do fogo inextinguível, Deus traz à mente as coisas presentes. Por isso foi calcinada Sodoma. Pensa em como é grande o pecado, para ter forçado o Inferno a aparecer mesmo antes do seu tempo! Onde a chuva era incomum, porque a relação sexual era contrária à natureza, ela inundou a terra, tal como a luxúria havia feito com as suas almas. Por isso também a chuva era o oposto da chuva habitual. Agora não só ela não mexe no ventre da terra para a produção de frutos, mas tornou ainda inútil para a recepção das sementes. Foi também assim a relação dos homens entre homens, fazendo um corpo desta espécie mais inútil do que a própria terra de Sodoma.”

São Pedro Canísio:
“Como diz a Sagrada Escritura, os sodomitas sempre foram extremamente perversos e pecaminosos. São Pedro e São Paulo condenaram sempre o pecado nefando e depravado. Na verdade, a Escritura denuncia essa indecência enorme (…) Aqueles que deviam ter vergonha de violar a lei divina e a lei natural são escravos da mais perversa depravação.”

Santo Agostinho:
As infrações contrárias à natureza são em toda parte e em todas as vezes que se realizaram foram punidas. Tais foram as dos sodomitas. Todos eles deverão ser culpados do mesmo crime pela Lei Divina. Pois a relação que deve haver entre Deus e nós, é violado, quando a natureza, da qual Ele é o autor, é poluída pela perversidade da luxúria.”

É visível a aversão da Igreja as PRÁTICAS homossexuais, estas que nunca serão aprovadas pelo magistério da, afinal, as portas do inferno nunca a vencerão. Não condenamos pessoas, condenamos atos, e o que mais desejamos é a conversão das pessoas e a salvação das almas. Rezemos pela conversão daqueles que fazem essas práticas, façamos jejum e penitência pela salvação dessas almas.

SALVE MARIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário