O ícone da Natividade é o prólogo
dessa grande epopéia que é a história da Salvação. E, como no Prólogo dos
poemas encontramos sintetizados os pontos destacados do que se cantará, assim,
no ícone da Natividade contemplamos o conjunto dos mistérios do cristianismo: a
encarnação, a morte e a ressurreição.
1- A cena está enquadrada por uma montanha em forma piramidal
que se estende por todo espaço visual do ícone. É a montanha messiânica tal
como Isaias o profetizou: “O Monte do Senhor será erigido acima das montanhas e será mais
alto que as colinas”(Is2,2). A Montanha do Senhor, resplandecente,
vem ao mundo, transpassa e transcende cada colina e cada montanha, quer dizer,
a altura dos Anjos e dos homens.
2 - Acima se fazem representar um grupo de anjos que cantam,
contemplando o céu e a terra: «Glória a Deus nas alturas e na Terra paz aos
homens que o Senhor ama». Representam a a natureza angélica que acode o evento
extraordinário; um deles destacado do grupo, encontra-se falando com um ou mais
pastores.
3 - O anjo da direita anuncia ao pastor a grande alegria da
salvação e o faz estendendo a mão e fazendo o sinal da encarnação trinitária:
dois dedos juntos e três tocando-se pelas pontas. Seu significado é a salvação
vinda de Deus Uno e Trino, através da encarnação de Cristo. O pastor e o Anjo
estão em diálogo. Com a encarnação de Jesus Cristo, o mundo divino e o humano
iniciam um dialogo que nunca mais se perderá. Deus estará no meio dos homens
Ele mesmo lhes falará, e cada homem poderá falar diretamente com Deus, sem
intermediários.
4 - O Pastor, ou pastores, representam o povo «que caminha nas
trevas e que viu uma grande luz» (Is 9,1). Com efeito, havia aparecido a luz
sobre os habitantes da terra de sombras e de morte. Disse o anjo: «Anuncio-lhes
uma grande alegria, lhes trago uma boa notícia, para todo o povo, pois nasceu
para vós um Salvador, que é o Messias,o Senhor, na cidade de Davi. Isto tereis
como sinal: encontrareis um menino envolto em panos e reclinado num presépio»
(Os 10,12; Is 61,11).
5 -No centro do ícone se abre uma gruta que mostra as
entranhas da montanha. Representa o inferno e a morte sobre as quais
encontra-se Cristo, e que tentam engoli-Lo. É a mesma voracidade obscura que se
fala no ícone da Ressurreição.
6 - Fora da gruta está representada a Mãe de Deus. Ela
é a Rainha que está erguida à tua direita posto que ela é a Mãe do Rei, aquela
que goza da divina confiança e que realizou nela maravilhas. A Virgem
geralmente não olha para o menino, mas para o infinito, custodiando e
refletindo em seu coração tudo aquilo que de extraordinário aconteceu com ela.
(Lc 2,19) Sobre seu rosto se lê a tristeza humana de uma mãe que queria dar
algo maior a seu Senhor.
7 - Maria estava vestida com seu manto donde as estrelas
(frente a ambos os ombros) proclamam sua virgindade antes e depois do parto.
Representam o sinal da santificação trabalhada nela pela Trindade para que
fosse progenitora de Deus.
8 - Entre a Virgem e a entrada da Gruta aparece o Menino
envolto em panos colocado mais que em um presépio, em um sepulcro de forma
tradicionalmente retilíneo.Os panos do menino são as vendas mortuárias
que, depois, aparecerão espalhadas pelo sepulcro, quando ressuscitou. Este
Menino é, doravante, o que vai vencer a morte com sua Ressurreição.
9 - No interior da gruta, se distinguem o boi e o asno..
o boi representa o culto a Mitra; o asno o culto a luxúria, representação
daqueles que, tendo o mistério da Encarnação de Deus diante de si, não sabem
vê-lo ou não querem vê-lo, daí seu olhar inexpressível se dirigem a um ponto
perdido. São também a representação das forças instintivas irracionais que
emergem das profundezas da alma humana e levam ao pecado, e que Cristo
abrandará através de sua vida, morte e Ressurreição. Por isso, o boi e o
asno são gordos e Maria que á a Toda Santa é magra.
10 - Na parte inferior
aparece José pensativo e afastado. Diante de um homem vestido com peles e
apoiado em um bastão. José personifica o drama humano: o homem ante o mistério.
José se interroga frente ao mistério. José duvida do possível adultério de
Maria.
O Pastor que fala com José apoiado num bastão representa o diabo, que alimenta e
confirma os pensamentos de José, já que é o diabo que suscita uma tormenta de
sentimentos encontrados no interior de José. O diabo, vestido com peles de
cabra, o tenta sobre a virgindade de Maria. Como todo tentador é
insinuante, amável e sedutor, aparece o diabo sob forma tranqüila, coloquial e
amistosa com José. Ele está vulnerável sobre a decisão que tem de tomar. Toda
tentação nos faz vacilar, se nosso olhar não está posto em Cristo e sobre nós
mesmos.
11 - Junto ao
pastor-demônio, há um arvoredo que brota de um tronco seco. O Arvoredo representa uma
resposta às palavras do pastor-demônio. «Deus não é escravo das leis que
regulam a vegetação; é seu Criador e, se fez brotar a vara de Araão, muito
mais, pode fazer com que uma Virgem floresça e dê frutos». (Cirilo de
Jerusalém. Catequese XII, 28).
12 - A nuvem evoca a
presença de Deus que pôs nas sombras seu esconderijo. (Sl 17, 12) A nuvem é de
grande tradição e de grande simbolismo no Antigo Testamento, e sempre revela a
presença misteriosa de Deus. Da nuvem, o céu aberto faz descer um facho
de luz até a terra que se divide em três raios em direção ao o menino: é a
Santíssima Trindade que se manifesta como luz.
13 - Sob os Anjos, que
cantam a glória, aparecem à cavalo os três reis do Oriente, guiados por uma
estrela que olham e que tem a forma de cruz dourada e gloriosa; seguem Aquele
que morrerá e ressuscitará e dará a toda humanidade a entrada para a vida
eterna. Os magos representam os homens excluídos da Antiga Aliança que o Novo
Reino Messiânico ha de incluir. Os santos, os justos, ainda que não sejam de
Israel, são agradáveis a Deus, e Cristo estende sua predileção e primogenitura
a todos os povos, representados pelos magos.
14 - Na parte inferior
deste ícone há duas mulheres que preparam o banho do menino. Segundo a
tradição, a comadre é Eva que, junto a Salomé, se ocupa do Menino. Eva dá a
vida mortal, Maria a imortal. Maria põe nas mãos de Eva a Vida Imortal: seu
Filho.
15 - A Imagem do banho
ganhou um significado todo especial: a imagem do Batismo. O recipiente onde o
menino é banhado tem a forma de uma pia batismal, prefiguração de sua morte e
descida aos infernos.
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