domingo, 22 de dezembro de 2013

PODE O CATÓLICO OUVIR MÚSICAS PROTESTANTES?


Diante de fatos ocorridos recentemente, de maneira bem específica, os festivais protestantes feitos todo final de ano nas emissoras de televisão, surgiu a necessidade de escrever-se este post sobre esse tema tão polêmico. Pode o católico ouvir músicas protestantes?

É PECADO OUVIR MÚSICAS PROTESTANTES?

Não se trata de uma questão simplória como sendo pecado ou não, mas se é algo que é bom ou não para a nossa fé. Assistir cultos protestantes é terminantemente proibido para os católicos, salvo algumas exceções, em que trataremos posteriormente em outro post. Mas músicas não necessariamente são pecado, mas podem desencadear em pecados piores como a apostasia ou a heresia.

O grande problema é que muitas pessoas esquecem que o protestantismo e outras religiões são heresias, apesar de terem algo em comum com a Igreja Católica. São assim chamados por que saíram dela, devido ao fato de terem negado algum dogma da Santa Igreja, dessa forma é que se configura um herege.

MAS A MÚSICA APRESENTA UMA MENSAGEM BONITA E POSITIVA, MESMO ASSIM É ERRADO?

Sim, apesar da mensagem parecer boa. Lembremos-nos que Satanás é um anjo e anjos se aparentam belos, apesar de nem todos serem assim. Temos muitas músicas, sejam elas seculares ou católicas, que também apresentam mensagens interessantes, por que devemos buscar algo ilícito e configurarmos como algo bom.

Santo agostinho diz que: "um homem Cristão é Católico enquanto vive no corpo; decepado deste, torna-se um herege. O Espírito não segue um membro amputado.”. Dessa forma, é notável que pode haver, como há, apesar das "belas mensagens" heresias em músicas protestantes.

Vale lembrar também que a fé protestante é TOTALMENTE DIFERENTE da fé católica. Existe distinção na crença da Eucaristia, na crença em Nossa Senhora, no culto aos santos e principalmente na não crença na própria Igreja de Cristo, na Igreja Católica.


MAS E O ECUMENISMO QUE A IGREJA TANTO PREGA?

O ecumenismo é válido para que haja um diálogo entre os membros para que as pessoas que estão no erro encontrem a Verdade, que está na Igreja Católica, ou seja, para aqueles que estão fora possam entrar na Igreja de Cristo, e não um sincretismo religioso.

O que é visível em muitos casos é que começa-se ouvindo uma música protestante, depois começa-se a frequentar a igreja, depois abandona a fé verdadeira para viver na heresia, abandona-se a fé católica para viver a fé protestante.

Lembro-me de uma frase do saudoso professor Orlando Fedeli que dizia que a pior mentira é aquela que mais se parece com a Verdade, pois é a que engana mais. São Padre Pio de Pietrelcina ensinava que o pai do protestantismo é o próprio Lúcifer, pois por ser o pai da mentira, criou a pior de todas as mentiras, a fé protestante, por mais se aparentar com a fé verdadeira.

Encerro com um trecho bíblico onde Nosso Senhor nos adverte sobre os falsos profetas:
"15. Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores.
16. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinhos e figos dos abrolhos?
17. Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos.
18. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos.
19. Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo.
20. Pelos seus frutos os conhecereis."