quarta-feira, 10 de julho de 2013

3ª AULA - O PECADO E A GRAÇA


Mais uma aula encerrando a sequência sobre estudo da doutrina e conversão falando sobre os exercícios penitenciais e sobre o sacramento da penitência. O material da aula está disponível para download aqui abaixo e caso queira fazer o download da aula, também temos em áudio e em vídeo. Bons Estudos!

LINK PARA DOWNLOAD - ÁUDIO(MP3) - CONFISSÃO E PENITÊNCIA
LINK PARA DOWNLOAD - VÍDEO(3GP) - CONFISSÃO E PENITÊNCIA

MATERIAL DA AULA PARA DOWNLOAD - CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

SE VESTIR BEM, MAS DE MANEIRA MODESTA


Uma das grandes faltas que os católicos não tem atentado é para com a modéstia, esta que é e foi tão ensinada pelos grandes santos da Igreja. Mas em que consiste a modéstia?

Modéstia significa humildade, pobreza. Mas isso não significa dizer que devemos andar os farrapos. A pobreza na qual estamos querendo nos remeter aqui é a relativa ao "chamar atenção". O vestir-se modestamente segundo os padrões cristão devem seguir essa regra de ouro dada pelo papa Pio XII: "A moda não pode fornecer ocasião próxima de pecado".

Não é problema algum andar se vestindo na moda ou com roupas bonitas, mas o grande problema é se essa roupa que irei vestir é ocasião de pecado para mim ou para os outros. Ou seja, nada de vestir roupas que despertem a sensualidade nas outras pessoas, expondo partes sensuais ou até íntimas de nosso corpo.

Santo Agostinho diz: "Do olhar nasce o pensamento, e do pensamento a concupiscência". É por essa razão que devemos tomar todo o cuidado com o que vestimos, pois temos o poder de despertar nas outras pessoas a faculdade da fantasia e dela a tendência para o pecado.


Sabemos hoje com o avanço da psicologia que muitas das imagens que vemos no dia a dia ficam guardadas em nosso subconsciente e que elas vêm à tona através de um forte estímulo mental. Isso apenas corrobora o que a Igreja tem ensinado a dois mil anos: que muitos pecados entram em nossas almas pelos olhos.

"Se Eva não tivesse olhado para o fruto proibido, não teria pecado; ela, porém, achou gosto em contemplá-lo, parecendo-lhe bom e belo; apanhou-o então, e fez-se culpada da desobediência. Aqui vemos como o demônio nos tenta primeiramente a olhar, depois a desejar e, finalmente, a consentir.". Portanto todo cuidado é pouco para com o despertar do desejo sexual do outro, pois são pecados que podem se configurar como graves diante de Deus.

Pois é como nos ensinava o grande doutor São Gregório Magno: "Quem contempla objeto perigoso começa a querer o que antes não queria". Então, tomai todo o cuidado para com a modéstia,  principalmente deve se analisar isso várias vezes e com todo o cuidado principalmente quando se vai para a santa Missa.


Mas não é por essa razão que vamos nos vestir totalmente cobertos dos pés a cabeça, parecendo que somos mulheres que moram no oriente médio. Para se resolver esse impasse, basta-se usar a grande regra de ouro do bom senso. O bom senso de sempre que for se vestir, analisar se partes do seu corpo que podem despertar a sensualidade do outro estão exposta.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

É LICITO AO CATÓLICO A CONSULTA DE HORÓSCOPO?

É comum vermos que as mesmas pessoas que estão nas Santas Missas do dia de Domingo em nossa paróquia, encontrarmos durante a semana com revistas de previsões astrais, horóscopos e coisas do tipo. Diante dessa realidade surge a pergunta título do nosso postcast: é lícito ao católico a consulta da astrologia? Vejamos o que ensinam os pilares da Igreja: As Escrituras, a Tradição e o Magistério.

NAS SAGRADAS ESCRITURAS

“Quando tiveres entrado na terra que o Senhor Teu Deus te dá, não te porás a imitar as práticas abomináveis da gente daquela terra. Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à invocação dos mortos, porque o Senhor Teu Deus abomina aqueles que se entregam a essas práticas e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações. Serás inteiramente do Senhor, Teu Deus” (Deuteronômio 18, 9-13).

A astrologia é uma prática de origem pagã, por essa razão, desde os patriarcas da Sagrada Escritura essas práticas eram condenadas, pois para que elas fossem feitas, era necessário que se recorressem a deuses pagão, coisas abomináveis para o Senhor, se configurando um pecado contra o primeiro mandamento.

NO SAGRADO MAGISTÉRIO

Veja o que diz o Catecismo da Igreja Católica:

2116. Todas as formas de adivinhação devem ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas supostamente "reveladoras" do futuro. A consulta dos horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e de sortes, os fenômenos de vidência, o recurso aos "médiuns", tudo isso encerra uma vontade de dominar o tempo, a história e, finalmente, os homens, ao mesmo tempo que é um desejo de conluio com os poderes ocultos. Todas essas práticas estão em contradição com a honra e o respeito, penetrados de temor amoroso, que devemos a Deus e só a Ele.

NA SAGRADA TRADIÇÃO

Vejamos o que diz Santo Agostinho sobre a prática da Astrologia:

"Bem consideradas todas estas coisas, há motivos para crer que, se os astrólogos dão tantas respostas surpreendentemente verdadeiras, isso se deve a oculta inspiração de maus espíritos que põe todo o cuidado em infundir nos espíritos humanos essas e nocivas opiniões acerca das fatalidades astrais, e de forma nenhuma à arte de examinar os horóscopos:- Tal arte não existe".(Cidade de Deus cap VII - livro V)

Para fecharmos essa nossa análise diante de todo o contexto da astrologia, encerremos com um discurso de São Zenão, bispo de Verona e mártir do 4º século, apresenta aos neófitos (povo pagão recém convertido) o horoscopo que devem observar após terem nascido pelo batismo em Jesus Cristo.:

"Portanto, irmãos, eis o vosso horóscopo:

O primeiro a vos acolher não é Áries, mas o Cordeiro que não rejeita todo aquele que n’Ele crê. Ele revestiu a vossa nudez com o alvo candor de sua lã, com grande bondade derramou o seu leite bendito em nossos lábios que se abriam lamuriosos. Semelhantemente Ele, não como um Touro de pescoço soberbo, de cara agressiva, de chifres ameaçadores, mas como Vitelo ótimo, doce, carinhoso e manso, vos exorta a jamais buscar proteção em alguma atividade, mas a recolher – submetendo-vos sem malícia a sua canga e fecundando, submetendo-a a vós, a terra da vossa carne – nos celestes celeiros a rica safra das sementes divinas.
E mediante os Gêmeos que seguem, isto é, mediante os dois Testamentos que vos anunciam a salvação, vos exorta a evitar sobretudo a idolatria, a impureza e a avareza, que é Câncer incurável.
Mas o nosso Leão, com ensina o Gênesis, é o leãozinho cujos santos sacramentos celebramos, o qual, reclinando-se, adormeceu para vencer a morte e ressurgiu para conferir-se a imortalidade como dom de sua feliz Ressurreição.

Segue-lhe na ordem Virgem, prenunciando Libra, para nos fazer conhecer por meio do Filho de Deus, encarnado e nascido da Virgem, que a equidade e a justiça foram trazidas a terra. Quem as observar constantemente e as administrar fielmente pisarão, com pés incólumes, não direi o Escorpião, mas, como afirma o Senhor no Evangelho, todas as demais serpentes.

Mas não deverá temer nem mesmo o próprio diabo, que é ferocíssimo Sagitário, armado de flechas incandescentes, constante causa de terror para os corações de todo o gênero humano. Porque assim diz o apóstolo Paulo: Revesti-vos da armadura de Deus para poder resistir às insídias do diabo abraçando o escudo da fé, por meio do qual podeis repelir todos os dardos incandescentes do maligno. De fato, ele por vezes lança contra os infelizes o Capricórnio, de aspecto deformado, o qual, atacando com seu chifre, sopra de seus lábios pálidos a espuma fervente de suas veias, com apavorante destruição e terríveis efeitos, sobre todos os membros de quem lhe é prisioneiro. Tornam alguns loucos, outros furiosos, outros homicidas, outros sacrílegos, outros cegos pela avareza. Seria longo descer aos particulares: ele possui diferentes e inúmeras artes para causar danos, mas todas elas, escorrendo com suas águas salutares, o nosso Aquário como de costume tornou vãs, sem grande dificuldade.

Seguem-no necessariamente em uma única constelação os dois Peixes, isto é, os dois povos, Judeus e Gentios, que recebem a vida da água do batismo, marcados com um único sinal a fim de ser o único povo de Cristo."

sábado, 6 de julho de 2013

PRIMEIRA ENCÍCLICA DO PAPA FRANCISCO - LUMEM FIDEI


Ao mesmo tempo que é a primeira encíclica do Papa Francisco, pode ser considerada a última de Bento XVI, pois o atual Sumo Pontífice afirmara que esta encíclica foi uma encíclica escrita a quatro mãos, entre ele e Bento XVI. Vale a pena conferir!

Link para Download: Lumem Fidei