Marcadores
- Apologética (16)
- Ascética e Mística (1)
- Download Católico (43)
- Iconografia Cristã (11)
- Igreja do Brasil (3)
- Informações do Blog (7)
- Liturgia (6)
- Moral Católica (5)
- Orações dos Santos (32)
- Pastoralis (11)
- Patrística e Escolástica (16)
- Santo do Dia (212)
- Vídeo - Aulas (5)
Menu
terça-feira, 30 de abril de 2013
O DIRETOR ESPIRITUAL DAS ALMAS DEVOTAS E RELIGIOSAS - SÃO FRANCISCO DE SALES
Depois de lançarmos o download de Filotéia, a obra-prima de São Francisco de Sales, estamos disponibilizando também O Diretor Espiritual das Almas Devotas e Religiosas, que é voltado para Padres e religiosos, segundo as palavras do próprio São Francisco de Sales:
"[...] O livrinho, que se edita agora , é adaptado para introduzir as almas nas vias da meditação. Quem se apoderar da doutrina destas meditações e praticar os exercícios que se aconselham, adquirirá um bom pecúlio que poderá ampliar com outras leituras e sobretudo com a oração mental."
Link para Download: O Diretor Espiritual das Almas Devotas e Religiosas
terça-feira, 23 de abril de 2013
POR QUE A IGREJA CATÓLICA BATIZA CRIANÇAS?
Nesta postagem, nos prenderemos a explicar os motivos pelos quais a Igreja Católica batiza crianças e não adultos, como se apresentam em algumas passagens do Evangelho. Muitos protestantes argumentam que o fato de batizar uma pessoa quando a mesma ainda é uma criança não é válido, argumentando que nas Sagradas Escrituras, Jesus e outros judeus foram batizados por João Batista, quando já possuíam seus trinta anos de idade ou afirmando que é necessário um despertar de consciência do catecúmeno para poder receber o "sacramento" (está entre aspas pois os protestantes não reconhecem o batismo como um sacramento, apesar de ser).
Então nos surge essa pergunta: Se tudo isso é verdade, por que a Igreja Católica batiza crianças? Estão os protestantes corretos e os católicos errados?
NAS SAGRADAS ESCRITURAS
"14. Uma mulher, chamada Lídia, da cidade dos tiatirenos, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava. O Senhor abriu-lhe o coração, para atender às coisas que Paulo dizia.
15. Foi batizada juntamente com a sua família e fez-nos este pedido: Se julgais que tenho fé no Senhor, entrai em minha casa e ficai comigo. E obrigou-nos a isso."
Mais a frente, vemos outra passagem referente ao batismo de uma família completa, em At 16,33:
São paulo em sua carta aos coríntios também menciona o batismo de toda a família de Estéfanas, em " 1Cor 1,16:
"16. Batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro."
Então vemos com essas passagens que desde os tempos apostólicos, sempre se buscou o batismo de famílias inteiras, desde velhos até crianças.
NA SAGRADA TRADIÇÃO
Vejamos também o que dizem os santos padres ou pessoas defensoras do cristianismo do decorrer da história eclesiástica, como Orígenes, por exemplo:
Santo Irineu de Lião, em sua mais importante obra, o Contra as Heresias, explica a abrangência universal da salvação de Jesus, na qual entra também o batismo:
Batismo de uma criança
na Igreja primitiva
Santo Hipólito vem também corroborar o que os textos anteriores afirmam:
NO SAGRADO MAGISTÉRIO
O Catecismo da Igreja Católica também vem falar e explicar o batismo das crianças de maneira mais detalhada:
Então é visível que a Igreja Católica age corretamente, batizando crianças.
Assinar:
Postagens (Atom)